Fatores de Risco e Medidas de Controle na Indústria Moveleira.
São considerados como fatores de risco físico o ruído, a vibração, a umidade, as radiações ionizantes e não ionizantes e a temperatura extrema. Na indústria moveleira o fator de risco físico preponderante é o ruído.
• Ruído: Diversos fatores, como a alta rotação de motores, as vibrações dos componentes, a falta de manutenção de máquinas e equipamentos, a falta de elementos que absorvam impactos e o tipo de instalação física, podem tornar o ambiente laboral inadequado quanto ao ruído, podendo acarretar aos indivíduos expostos distúrbios auditivos, circulatórios, digestivos, sexuais, psicológicos, sociais, de equilíbrio e do sono. Dentre estes, o mais evidente é a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR). Na indústria moveleira, máquinas e equipamentos como serra circular, serra de fita, seccionadora automática, furadeira, lixadeira, grampeador e tupia (ilustrada na Figura), são fontes de ruído.
Medidas de Controle
Para a adequação do nível de ruído no ambiente de trabalho, algumas
medidas podem ser adotadas, a saber:
- Efetuar manutenção preventiva das máquinas, incluindo a afiação das ferramentas de corte, com regularidade.
- Proteger todo o sistema de transmissão de força como polias, correias e engrenagens (Em caso de necessidade de retirar a proteção, por exemplo para manutenção, esta deverá ser recolocada imediatamente após o término do serviço).
- Isolar ou enclausurar máquinas e equipamentos ruidosos, utilizando materiais não lisos para prevenir a reverberação do som.
- Colocar biombos constituídos de materiais apropriados (lã de vidro, isopor, cortiça) de forma a criar uma barreira ao ruído.
- Disponibilizar protetores auditivos, conscientizar e treinar os trabalhadores para o seu uso eficaz, em ambientes cujas medidas de proteção coletiva ainda não foram adotadas ou que são insuficientes para redução do ruído a níveis adequados.